O Novo Layout...


Eu estava querendo mudar o Layout do blog tinha muito tempo, mas como sou quase um zero a esquerda em programação e afins, estava ficando difícil...

Dai que aparece um grande amigo, e agora também colaborador do Blog, para me dar uma mão... aliás, uma não... ele fez praticamente tudo sozinho, deixando somente os detalhes para que eu termine.

Portanto esse post é, única e exlcusivamente, de agradecimento (e muito... afinal, ficou quase que o dia todo me aturando no MSN) ao Eli, do bellboy a bordo, que não satisfeito em me ajudar, me autorizou a criar um blog gêmeo!!!

Eli, valeu mesmo...

Quem sabe não nos encontramos num porto da vida para tomarmos umas??? Pode ser Barcelona, Savona, alguma ilha grega, no Caribe... se não der em nenhum destes, pode ser no porto da Barra mesmo!!!

Fiquem a vontade para comentar...

abraços

A Costa...

Recebi dois e-mails me perguntando sobre a Costa, como era, de onde era e tal.

Portanto, aí vai um pouco da história da mesma...(afanado na cara dura do vida de tripulantes... afinal, estou pondo em prática a máxima da minha faculdade... "Na administração, nada se cria... tudo se copia")



A história da Costa Cruzeiros tem início em 1854. Giácomo Costa Fu Andrea fundou uma pequena compahia de navegação para transportar tecidos e azeites de Gênova para a região da Sardenha. O sucesso foi tão grande que no final do século XIX a companhia já transportava mercadorias para a Austrália.
Em 1924 a companhia adquire o Ravenna, um navio a vapor destinado para o transporte de matérias-primas para o oeste do mediterrâneo. Em 1928 foi lançado o navio Langano e nos anos 30 os navios da Costa começaram a ser batizados com o nome de familiares do fundador. Em 1931 foi lançado o Federico C, em 1934 o Eugênio e Enrico C. Antonietta, Beatrice e Giácomo C vieram em 1935. Em 1939 a companhia já possuía oito navios próprios e tinha capacidade para transportar mais de 27.000 toneladas de mercadorias. Com o início da guerra, os navios da Costa foram utilizados pela marinha italiana e ao final da guerra somente o Langano C havia sobrevivido ao ataque dos aliados.

Com o fim da guerra, a companhia retoma suas atividades e se lança novamente no mercado como armadora, construindo e adquiridno outros navios para atividades e em 1948, vendo que muitos europeus estavam imigrando para a América, devido a devastação que a Europa sofreu na Segunda Grande Guerra, a Costa se lança como companhia de transporte de passageiros. Seu primeiro navio do segmento, o Maria C foi o primeiro navio do segmento a possuir ar-condicionado. O Anna C foi o primeiro a realizar uma travessia atlântica. Ainda em 1948 a companhia passa a se chamar "Linea C" e lança o navio Luisa C.

Com a chegada dos anos 50 a companhia começa a investir mais nos navios de passageiros e em 1953 a companhia inova o mundo a lançar a primeira travessia regular com destino a Venezuela e Antilhas. Navios mais sofitiscados, elegantes e impecáveis em conforto e serviço se tornaram atrativos para os passageiros, que viam em suas 3 classes de serviço (primeira, segunda e turística) o melhor do estilo italiano. Nesta época já havia os serviços de entretenimento para as 3 classes.

Em 1957 foi lançado o navio Federico Costa e em 1960 os navios Bianca, Enrico, Flavia, Fulvia, Columbus, Andrea e Carla C são remodelados para melhor atender os passageros. Em 1959 o navio Flavia C foi o primeiro navio a realizar um cruzeiro regular no mundo, com roteiros de 7 a 14 dias com destino às Bahamas. Nos anos 60 foram iniciados os cruzeiros para a América do Sul e Caribe, além de cruzeiros pela Europa, África do Sul e Estreito de Magalhães.
Tanto sucesso fez com que a companhia em 1964 lançasse o navio Eugênio C, que foi o primeiro navio a abolir a divisão em 3 classes, mostrando que o navio era destinado para os cruzeiros.

A companhia seguia o rumo certo e em meados de 1970 a companhia começa uma grande expansão, arrendando navios, construindo novos ou adquirindo diretamente de outras companhias como foi o caso dos navios gêmeos Daphne e Danae. Nos anos 80 a companhia elimina por completo a divisão de classes em todos os seus navios e vendo o salto que o segmento de cruzeiros passa-se a chamar Costa Crociere. Durante os anos 80 a companhia continua adquirindo mais navios e agrega a sua frota o Costa Riviera.
Os anos 90 são a década de ouro da companhia. São lançados no começo da década os gêmeos Costa Marina e Costa Allegra, que dão início com a tradição de navios gêmeos na frota da companhia. Em 1991 é lançado o Costa Clássica e em 1993 seu gêmeo Costa Romântica é lançado, em 1996 é lançado o Costa Victória. Não podemos deixar de comentar a pequena presença na frota dos navios Mermoz e Costa Playa adquiridos em 1993 da Paquet Cruises que havia encerrado as suas atividades naquele ano.
Em 1997 a família Costa deixa o comando da companhia ao vendê-la para a
Carnival Corporation (50%) e Airtours (50%). A identidade italiana continuou (e continua presente), e foi ampliado a capacidade de investimento. A companhia começa a crescer progressivamente. Em 2001, o lançamento do Costa Atlântica e do Costa Tropicale (entregue em 2005 a P&O Austrália) mostra a nova imagem da companhia no mercado.

Desde então a companhia possui a primazia de colocar 1 novo navio a cada ano, com o lançamento do Costa Mediterranea e do Costa Europa em 2002, do Fortuna em 2003, do Mágica em 2004, do Concórdia em 2006 e do mais novo da frota, o Serena em 2007. Para 2009 a companhia lança o Costa Pacífica e Costa Luminosa.

Em 2006 a companhia adquire a AIDA Cruises, companhia alemã de cruzeiros líder na Alemanha e em 2007 a Costa adquire a Iberojet, dando início a Iberocruceros e anunciando a construção de novos navios para as duas companhias.
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Os exames...


A Costa, via infinity, solicitou um batalhão de exames para o embarque...

Alguns (a grande maioria...) vou conseguir fazer pelo SUS, o que já é uma mão na roda... tenho que economizar ao máximo, pois o investimento é alto, e cada centavo que eu não gaste, tá valendo a pena!!

Eis o que pedem:

INFINITY - Jobs for Cruise Ships
Costa Cruises
1- Hemograma completo
2- TGO
3- TGP
4- Obrigatória realização no lab conveniado a Infinity no dia de sua
consulta
Cultura da Garganta – Somente flora patogênica.
Cultura de fezes
5- Glicemia (necessário jejum de 12 horas)
6- Bilirrubina Total
7- Creatinina
8- Urina Tipo I
10- Exame de Fezes parasitológico
11- Raio x de tórax(PA)
12- Teste de Mantoux (PPD não é realizado pelo laboratório que temos
convênio)
Vacinas Obrigatórias: Febre Amarela e Difteria.


O exame número 4, não vai ter chorada... tem que ser feito pelo laboratório credenciado pela Infinity... não faço a menor idéia pq tem que ser com eles!!

Graças a Deus, já consegui marcar todos os outros... agora é esperar e fazer!!

Fiquem a vontade para comentar...

abraços

As datas...


Finalamente, depois de uma certa espera, saiu a data para o treinamento da Costa e do STCW!!!

Dia 27/09 já tenho que estar em Santos, para o da Costa... Hotel Atlântico, na beira da praia... não que eu more muito longe do mar, mas uma praia diferente sempre é legal!!!

Esse curso acaba dia 03/10, num sábado, com a última e derradeira etapa classificatória, uma prova... mas já dia 05/10, começa o STCW, em Santos também. Uma rapaziada que vai fazer junto comigo já está se agilizando para alugarmos um apartamento, tendo em vista que a Costa só nos dá a estadia para o curso dela.

Agora, é correr atrás dos exames, para chegar com tudo já pronto...

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

Os custos...


Para início de conversa, chamar de custo eu acho que seria incoerente...

Prefiro pensar que se trata de um investimento, alto é verdade, mas que tem a possibilidade de retorno muito rápido, coisa de um ou dois meses de trabalho dentro do navio.

Mas vamos lá... uma pequena lista dos "investimentos"

Material didático da 4 Crew, preparatório da entrevista com a Costa: R$ 55,00
Passaporte: R$ 156,00
Passagem para Santos, para o curso da Costa: R$ 220,00 (ida e volta, de ônibus)
Hospedagem em Santos para o STCW: R$ 180,00 (Provável)
Alimentação em Santos durante STCW: R$ 120,00 (Provável)
STCW: R$ 690,00
Exames realizados pela Infinity (obrigatório ser por eles): R$ 350,00
Mochilão para a viagem: R$ 100,00

Total: R$ 1.871,00!!!

Isso pq grande parte dos outros exames, tentarei fazer via SUS!!!

Parece muito... e realmente é. Porém, como eu já tinha dito, é um INVESTIMENTO, com retorno aproximado de 1 ou 2 meses de trabalho.

Fiquem a vontade para comentar... e para depositar uma graninha na minha conta tb...

abraços.

A espera...


Quando eu fiz a seleção da Costa, pensei que a pior parte seria a espera pela confirmação. Será que eu passei? Será que não??

Ledo engano...

Essa espera agora pelos treinamentos tá parecendo muito mais demorada... claro que eu sabia que teria que esperar um pouco, afinal, existe uma certa demanda de vagas, e pelo o que me foi dito, de acordo com a necessidade de cada navio, é feito o treinamento do pessoal para o embarque.

E o pior!!! Tem gente que fez o processo seletivo comigo, que já tem data de treinamento (primeiramente o da Costa, e depois o tal STCW), mas como são para funções diferentes da minha, me deixa um pouco mais calmo. É o pessoal de front desk (recepção) e Assit. Waiter (algo como assistente de garçom), que já vão para Santos no dia 24/08.

Porém, especula-se no orkut, na comunidade da infinity, que nosso treinamento pode ser ainda no mês de setembro, o que é uma boa notícia tendo em vista que segundo a mesma infinity, todos estarão embarcados até outubro. E ainda me dá um certo tempo para juntar uma grana (próximo post será exatamente sobre este assunto...investimento para embarcar) pra pagar o STCW, alojamento e rango. O da Costa, é pago pela própria empresa.

Mas poderia ser pior!! Tem uma galera que fez a selecão comigo, tanto de Floripa como de POA (mas bah, tri legal mesmo!!!) que ficou numa categoria que a infinity classificou como Stand by... nem foram reprovados, nem aprovados e agora estão esperando serem chamados. E isso deve estar matando muita gente do coração...

Falando em treinamento, esse que vou ter da Costa me parece ser bem legal. Segundo informações, é um treinamento sobre a vida a bordo, regras, procedimentos do navio... ou seja, um intensivo do mesmo curso que tive com a 4 crew!


Já o STCW, é um curso que a Marinha do Brasil exige para tripulantes que naveguem em águas brasileiras... mas, em contrapartida, esse mesmo curso nos é dado dentro dos navios, durante as simulações de emergência. Na minha visão, somente mais uma forma do governo comer nosso suado $$$.

Mas isso fica para um próximo post...

Fiquem a vontade para comentar...


abraços


Ps.: finalmente aprendi a colocar fotos no blog... como diz uma amiga minha: Eia porra!!!!

A correria...

Depois do resultado da seleção, começa talvez a parte mais correria do processo... a documentação!!!

Para início, como nunca sai do país (Paraguai para comprar muamba não conta!!!), tive que correr atrás do Passaporte.
De início, já houve uma complicação... perdi meu certificado de Reservista. E como no Brasil tudo é mais complicado, tudo é demorado, com a minha segunda via não seria diferente.
Tive que ir na unidade que servi o Exército (Hospital de Guarnição de Florianópolis) para tentar tirar a segunda via, mas não era mais lá que eu teria que ir... me mandaram na 16ª CSM, no centro de Floripa.

Não era lá...

Fui então na na junta militar... e qual a minha surpresa quando me disseram que só ficaria pronto entre 30 a 60 dias depois da entrada no processo? Sendo que minha entrevista para o passaporte era no dia seguinte?

Voltei para o hospital, rezando que alguém da minha época (quase 15 anos atrás) estivesse lá e que me desse uma luz...

Bom, um tenente (que na época era sargento) me reconheceu e me deu essa luz... fez uma declaração bem detalhada da minha época de exército, e falou para apresentar na Polícia federal... "talvez eles aceitem, explica a tua situação..."

Fui na PF, já pensando: "PHODEU!!!.. eles não vão aceitar, vai dar merda, acabou o projeto de embarcar..."

Mas mais uma vez, e para a minha feliz surpresa, aceitaram... e o melhor, já fizeram a entrevista na mesma hora (claro, dei uma chorada, falei que morava longe... afinal, a Barra só é perto mesmo é do mar...).

Agora, é esperar a resposta da infinity para ver se já posso agilizar o processo do exame... mas isso fica para um próximo post...

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

Os primeiros passos...

Muitos amigos tem me perguntado como foi o processo de seleção que passei para a Costa Cruzeiros...

Bom, em junho houve uma "chamada" pela mídia em geral solicitando pessoas que tenham o inglês para a entrevista no Sine, aqui em Florianópolis. A Renata, minha gata, me mostrou este anúncio, e perguntou se eu não queria tentar a sorte nessa empreeitada...

Após quase 6 horas esperando no Sine, devido ao número absurdo de pessoas que atenderam este anúncio, fiz minha primeira entrevista, com a Sheila, representante da agência contratante de mão de obra para cruzeiros (Infinity Brazil).

Depois desta entrevista, é realizado um mini curso com a 4 Crew, parceira da infinity, sobre a vida a bordo dos tripulantes (Crew)... no primeiro dia, explicações de como é o dia a dia dentro do navio, o que se esperar da vida a bordo, procedimentos, etc...

Já no segundo dia, é voltado para sua área em geral, a área para o qual você vai aplicar. No meu caso, Staff Officer, uma pessoa que vai lidar diretamente com os oficiais (Officers) e o pessoal da área "intermediária" (Staff, que são os dançarinos, mágicos, músicos, etc...). Ou o Staff Officer trabalha na parte de restaurante destes ou na área de camareiro destes.

A última parte deste processo seletivo é a entrevista com a representante da Cia para a qual vocês está pleitando o cargo (a minha é a Costa Cruzeiros). Esta entrevista é realizada na sua totalidade em inglês, e a entrevistadora pergunta aspectos da sua vida, sobre as suas referências que constam no currículo, sobre a sua família, etc... coisas básicas de uma entrevista de emprego.

Após quase duas semanas, saiu o resultado desta entrevista... e apesar de eu ter aplicado como Staff Officer, fui aprovado como Petit Officer, que é quase a mesma coisa que Staff Officer... diferenças básicas na função e no salário.

Falando em salário, a Costa Cruzeiros é a única que paga em Euros...

Eis o link da infinity, caso algum de vocês estejam pensando em entrar nesta área... agência de credibilidade, que me está me dando todo suporte para essa "odisséia épica de um manezinho da Barra no navio".

www.infinitybrazil.com.br

Fiquem a vontade para comentar...

abraços