O Medical Off...

Pois é rapaziada... o manezinho que vos escreve está de volta a Floripa... mas se Deus quiser, por muito pouco tempo...

Por um azar (ou sorte, vai saber...) detonei meu braço direito... nada muito sério, eu espero, mas o médico a bordo achou melhor eu desembarcar, fazer o tratamento em terra e depois voltar...

Espero voltar sim e de preferência no Magica, onde já conheço todos e sei das manhas do navio.

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

A vida a bordo...

Gibraltar-UK


Não é nada fácil… são de 12 a 13 horas de trabalho por dia… 7 dias por semana… 30 dias por mês!!!

Mas isso nem de longe é o pior... o phoda mesmo é ter que trabalhar com o resto dos crew members!!! Teoricamente, por estarem na mesma roubada que eu, a tripulação deveria ter mais respeito uns pelos outros... ledo engano... são os que mais sujam, os que mais fazem zoeira no crew mess, ou seja, são os que menos ajudam!!!

Trabalho no crew mess, ou seja, o restaurante da tripulação, repondo a linha do Buffet. Parece cansativo, e de fato é, mas ao mesmo tempo, estou conhecendo todos... ou seja, se minha bermuda rasgou, já conheço o alfaiate que vai me cobrar só 2 euros para o conserto da mesma (tendo em vista que o preço normal são 5 euros!!!)... se estou com problemas para passar meu uniforme, o chinês da lavanderia passa pq consegui uma pimenta que ele curte com o garçom do restaurante dos passageiros... tudo funciona na base da “máfia”, panelas organizadas por nacionalidade ou por função... nesse caso, trabalhar no crew mess, carinhosamente também conhecido como hell mess, está valendo a pena!

Começo todos os dias as 5:45 da matina... difícil para quem gosta de dormir como eu, mas depois de um certo tempo, tu acostuma. O massa é que o cara que divide a cabine comigo também trabalha no crew mess... ou seja, se por acaso desligo meu despertador, ele me acorda e vice versa... trabalho até mais ou menos as 8:30 e tenho meu little break, uma pausa de mais ou menos 2 horas, que quase sempre aproveito para dormir mais um pouco...

Volto a trampar as 10:30, preparando a linha do Buffet para o almoço... quase sempre o rango é diversificado, mas toda a vida é horrível, pelo menos para o meu gosto e para a maioria dos brasileiros... caso algum de vcs que estão lendo o blog estejam fazendo alguma reforma em casa e precisam de cimento, me dêem um toque... o arroz daqui é pior do que concreto... para vcs terem uma idéia, a “colher” para servir o mesmo é uma espécie de pá, com ponta afiada e tudo... os asiáticos adoram!!! Saio do almoço mais ou menos as 13:30...

Após esse segundo turno de trabalho, vou para o meu big break... mais ou menos 4 horas de descanso, que é onde aproveito para descer nas cidades que o navio para... é nesse momento que: vou para a praia, passo no supermercado, lavo roupa, faço cambio, ligo para casa, tiro foto, vou no banco, etc... quando o navio está at sea, ou seja, em navegação, aproveito para dormir mais um pouco... quase nunca dá, mas qdo se tem uma jornada de 13 horas de trampo diários, meia hora é um tempo que tu não pode desperdiçar... nunca!!!

As 17:30, começa o que chamo de “calvário ao paraíso”... é dose pq é uma correria dos diabos... além de eu ter que ir pegar as frutas, sobremesas e afins, as 19:00 o Felipe, meu companheiro de trabalho, tem que sair para fazer o set up da mesa dos supervisores, que além de terem um refeitório para eles, fazem questão de jantar no crew mess, embratando (verbo conhecido como deixar a galera atolada de serviço) o meu lado, me deixando sozinho na linha... tenho que repor as comidas quentes, as frutas, as sobremesas, os frios e as saladas... sozinho!!! É por isso que começo a ter um principio de tendinite!!! Ah, sem contar que ainda tem a maldita máquina de sorvete, que além de ser um saco para montar e preparar o sorvete, dura no máximo meia hora!!!

Mas é o paraíso ao mesmo tempo, pq é o último serviço do dia... ou seja, lá pelas 10:30, 11:00 horas, esse manezinho que vos escreve está “livre”... digo livre pq só dá tempo de tomar um banho, fazer a barba, engolir alguma coisa, fumar um cigarro e cama!!! Que amanha tem tudo de novo....

Fiquem a vontade para comentar...

Abracos

Os 40 primeiros dias…

Santa Cruz de Tenerife - Espanha

Entao galera… passaram-se os primeiros 40 dias, ou 1/6 do contrato!

De cara já vejo que financeiramente nao vale a pena… me falaram no Brasil que meu salário seria entre 900 a 1100 Euros, mas na verdade é somente a metade disso… bom, agora que já estou no inferno, nao custa dar um abraco no capeta!

Porém, existem outras coisas que estao me fazendo nao desistir… o principal é saber que estou tendo uma oportunidade única de conhecer lugares que eu sempre sonhava em um dia poder visitar… e ainda falta o litoral do nordeste brasileiro, para o qual estou indo no momento.

Outra coisa que me mantem aqui sao as amizades… tem uma rapaziada muito gente boa que está me dando um suporte legal… aqui dentro estas mesmas amizades, com pessoas que tu conhece a um pouco mais de um mês, parecem que sao de anos, amigos de infância mesmo!!! E nao somente com os brasileiros, mas com os latinos em geral e o pessoal do leste europeu as coisas fluem mais rápido… nao sei se é pq somos todos considerados como “terceiro mundo” ou pq o resto se acha muito mesmo!

Bom, deixa eu falar um pouco sobre o tal dry dock… foram 14 dias em que o navio ficou numa doca seca, ou seja, ficamos totalmente fora da água… o Magica é realmente impressionante, tendo em vista que foi a única oportunidade que pude andar em alguns lugares reservados aos passageiros. Grande, luxuoso, feito para ser de sonho mesmo, com tudo que uma pessoa pode querer em um cruzeiro! Conheci o shopping, a piscina, o spa, a academia, a quadra… muito massa mesmo.

Porém, trabalhamos mais do que o normal… enquanto em época normal trabalho umas 12 a 13 horas por dia, durante o dry dock trabalhava até 15 horas!!! Hard work mesmo!!! O resto da tripulacao trabalhava no máximo 8 horas por dia… é a vida de quem trabalha com um supervisor que nao gosta de brasileiro!

Agora, estamos no crossing para o Brasil… neste mesmo momento, estou escrevendo no meio do atlântico, depois de passar por Savona, Málaga, Casablanca, Tenerife (bom para comprar eletrônico), Mindelo – Cabo Verde (África) e indo rumo a Fortaleza!!! Tem gente aqui que tá maluco para poder ver um Faustao na globo!!!

Vamos fazer 3 mini cruzeiros, de 3 dias, e depois comecamos a fazer o grandes cruzeiros da temporada brasileira… Rio-Buenos Aires durante quase 3 meses… dia 09/12 estarei em Portobelo, e vou poder matar um pouco da saudade da família!!!

É isso rapaziada… a odisséia épica desse manezinho da Barra da Lagoa que vos escreve comeca sua etapa brasileira… se vou voltar para a Europa?? Realmente nao sei…

Fiquem a vontade para comentar…

Abracos

As primeiras notícias...




Bom rapaziada... finalmente consegui um tempo para escrever um post mais detalhado do que está sendo essa odisséia de trabalhar em um navio de cruzeiro...

Portanto, vamos começar do início...

A viagem de Floripa a São Paulo transcorreu na maior calmaria... na saída, consegui ver a Barra da Lagoa pela última vez, lá de cima, ficando cada vez mais longe... mas logo eu volto...

Em SP, fiquei durante 3 horas esperando para embarcar para Paris... depois de 12 horas de viagem, fizemos a conexão para Milão... e aí começou o tormento....

Na chegada ao aeroporto, cade minha bagagem??? Pergunta pra um, pergunta pra outro (e os italianos com sua "simpatia" fora do normal para me ajudar), e descobri que minha mala ainda estava em Paris, só chegando as 9 da noite, sendo que ainda eram 3:30 da tarde...

Bem, toca pra Savona então...deixei com a Air France o endereço da agência da Costa, rezando para que me entregassem antes do navio zarpar... se não, só veria uma meia limpa em 8 dias, qdo o Magica voltasse para a Itália, mas graças a Deus,um dia depois a oficial responsável pela tripulação me chamou na sala dela, dizendo que minha mala já estava na cabine.

Falando em cabine, é um ovo!!!! Pequena de tudo, mas com o tempo, tu te acostuma e consegue se adaptar... divido a mesma com um hondurenho de quase 60 anos, bebaço, mas que no fim das contas, não fede nem cheira...

A respeito dos oficiais, as coisas que nos são passadas no Brasil a respeito do tratamento meio que não são completamente verdadeiras... claro, não te tratam a pão de ló, mas também não te tripudiam... pelo menos não a toda hora...

O problema são os supervisores... gente que não é oficial, mas tb não é crew... esses sim são um sacanas, que se puderem transformar tua vida a bordo em um inferno, com certeza irão fazer... o motivo??? Só Deus sabe...

O meu trabalho não é dos mais difíceis, mas não quer dizer que seja moleza... muito pelo contrário, é uma pauleira só!!! Começo todo dia das 5:45 da manhã até mais ou menos umas 9:00, volto as 10:30 até as 14:00 e das 17:15 até 21:30... fico no crew mess, tb conhecido como hell mess, que é o restaurante dos tripulantes.

Tripulantes... ah, os tripulantes... isso aqui é uma torre de babel... filipinos (que não falam a letra F nem sobre decreto... por exemplo, Five é Pibe!!!), vietnamitas, chineses, indonésios (cada prato que eles comem, é no mínimo 1 kg de arroz!!!!), colombianos, mexicanos, canadenses, austríacos (vô, tem gente da tua terra também!!!), jamaicanos, indianos (não vi nenhum até agora falando are baba), peruanos, argentinos (claro, tinha que ter gente dessa terra aqui...), romenos, moldávios, noruegueses, búlgaros, etc... enfim, uma salada cultural...

Falando em cultura, os lugares que estou conhecendo é uma das principais razões pelo o qual ainda não voltei pra casa... toda vez que penso em pedir o tal sign off (que é o pedido de saída), saio em uma cidade muito louca, que renova minha força para ficar

Savona, que é o porto "casa" do Magica é um lugar charmoso... típica cidade a beira do mediterraneo... pequenina, infraestrutura de primeira, onde vc põe o pé na rua, os carros param...

Cádiz na Espanha é show de bola também... cidade calma, mas com cara de metrópole...

Málaga (o Bozo vai dizer ao contrário) é bonita, cosmopolita e com gente bem simpática... McDonalds a 1 euro!!!

Casablanca, no Marrocos, é a visão do inferno... suja, fedida, com taxista disputando a tapa (literalmente) passageiros e tripulantes... mas com uma vantagem... é o Paraguai da África!!! Rolex??? 15 Euros!!! Mas o mais massa é que surfei là!!!!

Gibraltar...ah, essa é fora do comum... de cima dos famosos rochedos, a menos de 13 Km, tu consegue ver a África!!! Sem contar que é um pedacinho da Inglaterra no sul da Espanha... mas é tudo em Libra!!!

Alicante, praia espanhola... olha, em um dos últimos posts eu falei que acharia difícil encontrar um lugar tão bonito como a Barra da Lagoa... achei!!!! Praia show de bola, água transparente e quente, gente hospitaleira... talvez nesse quesito de hospitalidade, nosso povo deveria se espelhar!!!

Barcelona é coisa de outro mundo... ô lugar bonito!!!! Vários monumentos,estátuas e coisas desse tipo... tem a tal La Rambla, que eu comparo com a Felipe Schimidt em Floripa,mas de boa... é Barcelona!!!

Lisboa, no meu ponto de vista, ficou a desejar... não consegui ver muito, mas não curti muito não... o único diferencial é que finalmente consegui falar com algém fora do navio em português.

Agora estamos em Dry Dock, na cidade italiana de Palermo (Guego, vou ver Palermo e Roma depois de amanhã), na ilha da Sicília (se vc pegar o mapa da Itália, que se parece com uma bota, a "bola" que ela está chutando é a ilha)... o lugar pra ser sujo!!! A sujeira na rua,como merda de cachorro, papel, maço de cigarro, propaganda, é como dizem aqui no navio, igual a arroz de filipino!!!

Dia 17 agora seguimos viagem rumo a Savona novamente, para dar início ao retorno a terra brasilis!! Se eu, que estou aqui a um pouco mais de 20 dias, estou contando os minutos, tem brasileiro aqui a mais de 5 meses que nem dormido direito está!!

É isso aí rapaziada... vou voltar para o navio que o capitão do mato já está estalando o chicote atrás desse pobre escravo que vos escreve... a odisséia épica do mané da Barra não acaba tão cedo... o hell mess me aguarda!!!

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

Ps. tem tainha na Itàlia!!! Vi vàrias pulando na entrada do porto....

As primeiras noticias...

Rapaziada, to vivo...

Nao tenho muito tempo, mas vou tentar contar pra vcs o que que ta rolando no Magica...

A viagem foi quase que um pesadelo... perderam minha mala em Paris, chegamos super tarde em Milao, e até Celle Ligure foram mais 3 horas de carro, com um motorista que deve ser mais velho que a mumia...

Eu devo comprar um laptop em umas duas semanas, dai poderei postar exatamente tudo o que esta rolando com mais calma e mais detalhes...


Fiquem a vontade para comentar...

Abracos

Ps.: MALDITOS TECLADOS ITALIANOS!!!!

Os avisos paroquiais...

Bom, como está chegando o embarque, o blog continua a manter a proposta de informar o pessoal que pensa em um dia embarcar nessa profissão, mas também passa a ter um conteúdo de conotação mais pessoal.


Portanto, tenho que deixar alguns “recados paroquiais”...


A galera do futebol de quarta: quero a minha vaga na volta...


Ao pessoal da UFSC: na festa do SNGPV, guardem uma camiseta pra mim... na volta, faço a festa com vcs...


Aos amigos da BarrAvaiana: é tudo nosso!!! O Avaí ainda vai nos dar muitas alegrias... to sabendo que tem um navio que faz o roteiro em Dubai... ainda vou ver o leão da ilha jogando a final do mundial contra Barcelona lá...


Aos meus amigos da Barra da Lagoa: Compadre Cabeça, Comadre Grazi e meus afilhados Noah e João (Cuidem-se... quando eu voltar, prometo que trago o presente atrasado de dia das crianças!!), Fernandinho (celular na europa é de teta...), Bozo (Adolfo, ligado que é nós, certo?), Mavinho (matador, cuida desse joelho), Dalmo (coitada da Cris agora... só vai dar ela te levando pra Ressacada), Éder (Leva a bandeira pra Ressacada!!!), Beto (Será que vamos ter os dois na primeira divisão ano que vem???), Patrão Chin (guarda umas ovadas pra mim), Ernane (Tem cruzeiro temático para idoso... queres que eu veja um pra ti??), Tonel (TIFUDEGORI...?? Nem preciso te falar nada... sabes que a firma é forte...), Greize, Yasmin e Fernando, Carol, Mile, Lili, Paulo, Cíntia, Ana, Maurício (cuida da tua irmã), Cecília (Agregados HOOOO!!!) , meu sogro Baia (se tu ver no pulo, manda cercar de qualquer jeito porra.. nego fica o dia todo coçando o saco no rancho... faz o povo trabalhar... tem duas canoas!!!), minha sogra Cici (não sabes a falta que tu vai me fazer...), Sidelma (tu sempre será bem vinda lá em casa... ainda mais que domingo a tarde agora não estou mais...), Izaltino (E o Avaí???), galera do Baiacú (a bateria vai estar desfalcada.... mas filmem e me mandem), Dona Maria, Fatinha, Selma (será que ela dança???), Rapaziada do Saragaço (deixem o chumbo baixo porra!!!) , Broca e Vanessa, e todos os meus amigos da minha querida Barra da Lagoa!!!!! Se esqueci de alguém, desculpem... sou afortunado... tenho muitos amigos!


Aos meus irmãos: Babi e Guego... a saudade que vou sentir de vcs não tenho como mensurar... mas em pensamento, vcs estarão sempre ao meu lado...


A Lélia e Henrique: Meus exemplos, ta mais do que na hora de dar um orgulho pra vcs... a hora é agora...


A minha família em Londrina: vou mais volto... , pai, tios, tias e primos... mais um tempo sem nos vermos... mas na volta, passo aí... Nena, quero pão caseiro!!!!


Tias em Londrina e Franca: Rezem por mim... mandem abraços para os tios e para os primos... uma foto da galera toda vai comigo!


Tio Kiko: padrinho, conto contigo... sei da força que estás me dando, me ajudando a um bom tempo, me incentivando... graças a Deus, tu estás do meu lado...


Ullysses: lembra que um dia, a muito tempo atrás, eu te disse que um dia eu iria surfar nos lugares que eu via na Fluir que tu assinava pra mim?? Quem sabe não é agora?


Tia Lena e molecada: Tia, não vai te mudar pro Nordeste hein?? Trás o Nivaldo (brilha muito...) pra morar na ilha... Orelha de cavalo, estuda porra!!! Tu és o cara!!!... João, ajuda o Tio Kiko a cuidar da Kirra e não te esquece de baixar o Lostinho da maldade... Porpeta, qdo voltar dos EUA, cai de cara nos livros Tb!!!!


A minha mãe: é tia Babá... acho que agora vai... não vai ter um único dia nesse tempo que ficarei embarcado que não pensarei na senhora... quando a coisa apertar, o bicho pegar, vou para cabine rezar... “anjo da guarda, meu bom amiguinho, me leva sempre para o bom caminho...” e sei que a senhora estará rezando por mim...


A minha esposa, minha gata manhosa... to indo por nós... por todos os nossos sonhos, nossas aspirações para o futuro...fazer nossa casa nova (mãe, faz embaixo que eu faço em cima...), quitar nosso carro, comprar quem sabe uma irmãzinha pra kirra, ir pro Chile... por nós gata... sempre...

É isso galera... em 8 meses to de volta...

Abraços!!


Fiquem a vontade para comentar...

Ps: vcs realmente acham que eu ia acabar esse post sem deixar um recado para a Kirra e o Nicodemus?? Fala sério... Branquela, cuida da sua mãe, não deixa o resto da galera comer tua comida, não some com o teu brinquedo e nada de fazer buraco no terreno... Nicodemus, não some com o brinquedo da Kirra, para de pular no portão e não fica fugindo pra praia!!!

O lugar mais do que especial...



O roteiro do Costa Magica é uma coisa de outro mundo... Quando que este manezinho que vos escreve sonhou um dia poder conhecer (?) tantos lugares do mundo?

Itália, Portugal, Espanha, litoral do Brasil il il il, Marrocos, Argentina (tá... nem tudo poderia ser perfeito...) Uruguai, Egito, Chipre, Turquia, Grécia, Inglaterra, Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Estônia, Lituânia, Polônia e mais um pocado de lugares inimagináveis até alguns meses atrás...

Porém... existe algum destes lugares que se compare a Floripa?

Sei lá... devem existir um zilhão de picos lindos pelo mundo afora... mas será que tem algo mais bonito que Lagoa da Conceição? Ou um fim de tarde em Cacupé? Um mar de gala no Moçambique? Um mergulho na ilha do Campeche? Um arrastão num fim de tarde de inverno na Barra da Lagoa?

Esse post é justamente sobre a ilha... lugar que sou extremamente suspeito para falar... mas em especial, é um post sobre a Barra da Lagoa, terra de manezinho mesmo (apesar de eu ter nascido em Londrina, sou da ilha)... onde prato fino é tainha assada com farofa de ova, pirão de camarão e arroz branco... onde moram meus amigos, minha família (seja a de sangue ou a que me adotou...), lugar do Saragaço, da festa da Tainha, das festas de verão, do "ventusuli", da ressaca de lestada, da comidinha da vó Lélia, do churrasco do Baia, da minha casa...

Provavelmente não vou encontrar lugar como a ilha (como diz meu amigo Baga, pode ter menos ou igual a nós... mais não!!!), mas o mundo é realmente muito grande... e passando por esse monte de terra, quem sabe não acho algo pelo menos parecido?

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços


PS.: Guego, sou dramático mesmo...

O STCW...





Maneiro e chato!!!

Como maneiro e chato????

Depois de uma semana extremamente tensa com o curso da Costa, o curso do STCW parece fichinha perto do que passamos...

É legal o curso, a matéria em si é massa... mas ficar 4, 5 horas sentado escutando um professor falar, deixou mais da metade da turma meio que como zumbis... era cabeça caindo pro lado, gente apoiando o queixo na mesa... coisas do tipo...

Porém, que fosse esperto ficaria ligado no que era dito, tendo em vista que tudo que nos é passado pode não somente salvar o nosso emprego como tb salvar a nossa vida!!!!

Primeiros Socorros, sobrevivência no mar, combate a incêndio, relação humana... coisa que aconselho a realmente a rapaziada a prestar atenção!!!

Mas o melhor mesmo foi a parte prática... no terceiro dia de curso, pulamos de plataforma de 3 metros, boiando por 15 minutos, entrada e saída da balsa salva vida, etc.... No quarto dia, nos deslocamos para Mogi das Cruzes (3 horas de van!!!) para o treinamento de combate ao fogo... extintores, mangueira de pressão, casa de fumaça... e um baita churrasco depois da aula!!!

Agora é arrumar as coisas, que em 4 dias to "zarpando" fora...

Fiquem a vontade para comentar....

abraços

A data...




Estava eu, calmamente postando sobre o curso da Costa quando do nada (e que grata surpresa!!!), chega a minha data de embarque...

Dia 17/10, no Costa Magica!!!!!

A alegria por sair minha data, e em principal por ser no navio que eu tanto queria (vai fazer vááááááárias paradas em Portobelo... dá pra ver a família!!!) foi coisa de outro mundo. A rapaziada que está fazendo o curso comigo ficou acho que mais feliz do que eu, por todos saberem da vontade que tenho de ir para este.

Mas, ao mesmo tempo, fiquei preocupado... chegarei em Floripa dia 10/10, e já tenho que vir para São Paulo dia 14/10!!! Ou seja, muito pouco tempo para arrumar minhas coisas, e principalmente, pouco tempo para ficar com minha esposa e minha dog!!!!

Agora????? Vamos ver no que vai dar... o mundo é grande, e definitivamente, vai começar a Odisséia épica deste manezinho da Barra da Lagoa no navio...

O curso da Costa...



O curso da Costa é bem o que eu esperava mesmo... Bastante informação sobre a empresa, muita coisa para estudar, várias coisas para ler, correria hotel-curso-almoço-curso-hotel-estudar-jantar-estudar e quando possível, cair na cama e dormir!!!!

História da Costa, certificações obtidas, regras da cia, dia do embarque... enfim, a Costa em geral...

O que me deixou decepcionado é a cidade de Santos... bem abaixo do esperado... cidade suja, com esgoto correndo na cara dura para a praia (o que eles chamam de canal.... lembrou muito o rio da Hercílio Luz antes de tamparem), povo meio que turrão... sem contar que tudo é muito caro.... coca 2 litros??? R$ 5,00!!!!

O hotel que a galera fica (pago pela Costa) é o Atlântico Inn, no canal 3, bem próximo a praia... quartos duplos, bem confortáveis, com algumas facilidades como piscina (que só deu pra dar um mergulho no Domingo, depois só chuva...).

Temos 4 provas durante o curso... a primeira que é sobre Normas Sanitárias (10... nota 10!!!)... amanhão temos mais duas (Alcolismo e Meio Ambiente) e sábado a última prova, que é a geral... 100 questões!!!!

Próximo tópico: STCW!!

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

O inglês...


A linguagem universal dentro de um navio é o inglês... mas quem me conhece, vai se perguntar: "E como tu passou??? Se tu nunca teve aula???"

Bom, eu sabia que ficar vendo esses enlatados americanos (Friends, Lost e afins) ainda seria útil na minha vida.

Fora as aulas básica de inglês que tive no colégio, nunca fiz nenhum curso de outra língua, fora um único semestre de alemão (tinha que tentar, pelo meu Avô).

Bem, lá fui eu para a entrevista com a Infinity e com a Costa, com o inglês mais ou menos (ok, não é TÃÃÃÃÃOO mais ou menos assim...) e muita vontade de tentar uma nova vida.

Após a aprovação, resolvi me dedicar um pouco mais, pelo menos, a conversação em inglês, apesar de já estar sabendo que dentro de um navio de cruzeiro, pela quantidade de nacionalidades que lá existem, é um english completamente diferente!!!

Procurei na internet algo que fosse para me dar uma ajuda com relação a isso... pesquisei pra caramba, até que no orkut, descobri através de outros tripulantes (e futuros tripulantes) um site que é bem bacana nesse aspecto.

Por isso, recomendo a todos que querem embarcar, ou mesmo se aprofundar na língua, o livemocha, extremamente fácil para assimilar, rápido e que de fato ajuda!! Ah, e o melhor... é gratuito!!!

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

Ps.: o blog não está sendo atualizado direto, pq de acordo com a proposta do mesmo, a atualização é feita de acordo com os acontecimentos... mas de vez em quando, solto alguma coisa aqui...

O Novo Layout...


Eu estava querendo mudar o Layout do blog tinha muito tempo, mas como sou quase um zero a esquerda em programação e afins, estava ficando difícil...

Dai que aparece um grande amigo, e agora também colaborador do Blog, para me dar uma mão... aliás, uma não... ele fez praticamente tudo sozinho, deixando somente os detalhes para que eu termine.

Portanto esse post é, única e exlcusivamente, de agradecimento (e muito... afinal, ficou quase que o dia todo me aturando no MSN) ao Eli, do bellboy a bordo, que não satisfeito em me ajudar, me autorizou a criar um blog gêmeo!!!

Eli, valeu mesmo...

Quem sabe não nos encontramos num porto da vida para tomarmos umas??? Pode ser Barcelona, Savona, alguma ilha grega, no Caribe... se não der em nenhum destes, pode ser no porto da Barra mesmo!!!

Fiquem a vontade para comentar...

abraços

A Costa...

Recebi dois e-mails me perguntando sobre a Costa, como era, de onde era e tal.

Portanto, aí vai um pouco da história da mesma...(afanado na cara dura do vida de tripulantes... afinal, estou pondo em prática a máxima da minha faculdade... "Na administração, nada se cria... tudo se copia")



A história da Costa Cruzeiros tem início em 1854. Giácomo Costa Fu Andrea fundou uma pequena compahia de navegação para transportar tecidos e azeites de Gênova para a região da Sardenha. O sucesso foi tão grande que no final do século XIX a companhia já transportava mercadorias para a Austrália.
Em 1924 a companhia adquire o Ravenna, um navio a vapor destinado para o transporte de matérias-primas para o oeste do mediterrâneo. Em 1928 foi lançado o navio Langano e nos anos 30 os navios da Costa começaram a ser batizados com o nome de familiares do fundador. Em 1931 foi lançado o Federico C, em 1934 o Eugênio e Enrico C. Antonietta, Beatrice e Giácomo C vieram em 1935. Em 1939 a companhia já possuía oito navios próprios e tinha capacidade para transportar mais de 27.000 toneladas de mercadorias. Com o início da guerra, os navios da Costa foram utilizados pela marinha italiana e ao final da guerra somente o Langano C havia sobrevivido ao ataque dos aliados.

Com o fim da guerra, a companhia retoma suas atividades e se lança novamente no mercado como armadora, construindo e adquiridno outros navios para atividades e em 1948, vendo que muitos europeus estavam imigrando para a América, devido a devastação que a Europa sofreu na Segunda Grande Guerra, a Costa se lança como companhia de transporte de passageiros. Seu primeiro navio do segmento, o Maria C foi o primeiro navio do segmento a possuir ar-condicionado. O Anna C foi o primeiro a realizar uma travessia atlântica. Ainda em 1948 a companhia passa a se chamar "Linea C" e lança o navio Luisa C.

Com a chegada dos anos 50 a companhia começa a investir mais nos navios de passageiros e em 1953 a companhia inova o mundo a lançar a primeira travessia regular com destino a Venezuela e Antilhas. Navios mais sofitiscados, elegantes e impecáveis em conforto e serviço se tornaram atrativos para os passageiros, que viam em suas 3 classes de serviço (primeira, segunda e turística) o melhor do estilo italiano. Nesta época já havia os serviços de entretenimento para as 3 classes.

Em 1957 foi lançado o navio Federico Costa e em 1960 os navios Bianca, Enrico, Flavia, Fulvia, Columbus, Andrea e Carla C são remodelados para melhor atender os passageros. Em 1959 o navio Flavia C foi o primeiro navio a realizar um cruzeiro regular no mundo, com roteiros de 7 a 14 dias com destino às Bahamas. Nos anos 60 foram iniciados os cruzeiros para a América do Sul e Caribe, além de cruzeiros pela Europa, África do Sul e Estreito de Magalhães.
Tanto sucesso fez com que a companhia em 1964 lançasse o navio Eugênio C, que foi o primeiro navio a abolir a divisão em 3 classes, mostrando que o navio era destinado para os cruzeiros.

A companhia seguia o rumo certo e em meados de 1970 a companhia começa uma grande expansão, arrendando navios, construindo novos ou adquirindo diretamente de outras companhias como foi o caso dos navios gêmeos Daphne e Danae. Nos anos 80 a companhia elimina por completo a divisão de classes em todos os seus navios e vendo o salto que o segmento de cruzeiros passa-se a chamar Costa Crociere. Durante os anos 80 a companhia continua adquirindo mais navios e agrega a sua frota o Costa Riviera.
Os anos 90 são a década de ouro da companhia. São lançados no começo da década os gêmeos Costa Marina e Costa Allegra, que dão início com a tradição de navios gêmeos na frota da companhia. Em 1991 é lançado o Costa Clássica e em 1993 seu gêmeo Costa Romântica é lançado, em 1996 é lançado o Costa Victória. Não podemos deixar de comentar a pequena presença na frota dos navios Mermoz e Costa Playa adquiridos em 1993 da Paquet Cruises que havia encerrado as suas atividades naquele ano.
Em 1997 a família Costa deixa o comando da companhia ao vendê-la para a
Carnival Corporation (50%) e Airtours (50%). A identidade italiana continuou (e continua presente), e foi ampliado a capacidade de investimento. A companhia começa a crescer progressivamente. Em 2001, o lançamento do Costa Atlântica e do Costa Tropicale (entregue em 2005 a P&O Austrália) mostra a nova imagem da companhia no mercado.

Desde então a companhia possui a primazia de colocar 1 novo navio a cada ano, com o lançamento do Costa Mediterranea e do Costa Europa em 2002, do Fortuna em 2003, do Mágica em 2004, do Concórdia em 2006 e do mais novo da frota, o Serena em 2007. Para 2009 a companhia lança o Costa Pacífica e Costa Luminosa.

Em 2006 a companhia adquire a AIDA Cruises, companhia alemã de cruzeiros líder na Alemanha e em 2007 a Costa adquire a Iberojet, dando início a Iberocruceros e anunciando a construção de novos navios para as duas companhias.
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Os exames...


A Costa, via infinity, solicitou um batalhão de exames para o embarque...

Alguns (a grande maioria...) vou conseguir fazer pelo SUS, o que já é uma mão na roda... tenho que economizar ao máximo, pois o investimento é alto, e cada centavo que eu não gaste, tá valendo a pena!!

Eis o que pedem:

INFINITY - Jobs for Cruise Ships
Costa Cruises
1- Hemograma completo
2- TGO
3- TGP
4- Obrigatória realização no lab conveniado a Infinity no dia de sua
consulta
Cultura da Garganta – Somente flora patogênica.
Cultura de fezes
5- Glicemia (necessário jejum de 12 horas)
6- Bilirrubina Total
7- Creatinina
8- Urina Tipo I
10- Exame de Fezes parasitológico
11- Raio x de tórax(PA)
12- Teste de Mantoux (PPD não é realizado pelo laboratório que temos
convênio)
Vacinas Obrigatórias: Febre Amarela e Difteria.


O exame número 4, não vai ter chorada... tem que ser feito pelo laboratório credenciado pela Infinity... não faço a menor idéia pq tem que ser com eles!!

Graças a Deus, já consegui marcar todos os outros... agora é esperar e fazer!!

Fiquem a vontade para comentar...

abraços

As datas...


Finalamente, depois de uma certa espera, saiu a data para o treinamento da Costa e do STCW!!!

Dia 27/09 já tenho que estar em Santos, para o da Costa... Hotel Atlântico, na beira da praia... não que eu more muito longe do mar, mas uma praia diferente sempre é legal!!!

Esse curso acaba dia 03/10, num sábado, com a última e derradeira etapa classificatória, uma prova... mas já dia 05/10, começa o STCW, em Santos também. Uma rapaziada que vai fazer junto comigo já está se agilizando para alugarmos um apartamento, tendo em vista que a Costa só nos dá a estadia para o curso dela.

Agora, é correr atrás dos exames, para chegar com tudo já pronto...

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

Os custos...


Para início de conversa, chamar de custo eu acho que seria incoerente...

Prefiro pensar que se trata de um investimento, alto é verdade, mas que tem a possibilidade de retorno muito rápido, coisa de um ou dois meses de trabalho dentro do navio.

Mas vamos lá... uma pequena lista dos "investimentos"

Material didático da 4 Crew, preparatório da entrevista com a Costa: R$ 55,00
Passaporte: R$ 156,00
Passagem para Santos, para o curso da Costa: R$ 220,00 (ida e volta, de ônibus)
Hospedagem em Santos para o STCW: R$ 180,00 (Provável)
Alimentação em Santos durante STCW: R$ 120,00 (Provável)
STCW: R$ 690,00
Exames realizados pela Infinity (obrigatório ser por eles): R$ 350,00
Mochilão para a viagem: R$ 100,00

Total: R$ 1.871,00!!!

Isso pq grande parte dos outros exames, tentarei fazer via SUS!!!

Parece muito... e realmente é. Porém, como eu já tinha dito, é um INVESTIMENTO, com retorno aproximado de 1 ou 2 meses de trabalho.

Fiquem a vontade para comentar... e para depositar uma graninha na minha conta tb...

abraços.

A espera...


Quando eu fiz a seleção da Costa, pensei que a pior parte seria a espera pela confirmação. Será que eu passei? Será que não??

Ledo engano...

Essa espera agora pelos treinamentos tá parecendo muito mais demorada... claro que eu sabia que teria que esperar um pouco, afinal, existe uma certa demanda de vagas, e pelo o que me foi dito, de acordo com a necessidade de cada navio, é feito o treinamento do pessoal para o embarque.

E o pior!!! Tem gente que fez o processo seletivo comigo, que já tem data de treinamento (primeiramente o da Costa, e depois o tal STCW), mas como são para funções diferentes da minha, me deixa um pouco mais calmo. É o pessoal de front desk (recepção) e Assit. Waiter (algo como assistente de garçom), que já vão para Santos no dia 24/08.

Porém, especula-se no orkut, na comunidade da infinity, que nosso treinamento pode ser ainda no mês de setembro, o que é uma boa notícia tendo em vista que segundo a mesma infinity, todos estarão embarcados até outubro. E ainda me dá um certo tempo para juntar uma grana (próximo post será exatamente sobre este assunto...investimento para embarcar) pra pagar o STCW, alojamento e rango. O da Costa, é pago pela própria empresa.

Mas poderia ser pior!! Tem uma galera que fez a selecão comigo, tanto de Floripa como de POA (mas bah, tri legal mesmo!!!) que ficou numa categoria que a infinity classificou como Stand by... nem foram reprovados, nem aprovados e agora estão esperando serem chamados. E isso deve estar matando muita gente do coração...

Falando em treinamento, esse que vou ter da Costa me parece ser bem legal. Segundo informações, é um treinamento sobre a vida a bordo, regras, procedimentos do navio... ou seja, um intensivo do mesmo curso que tive com a 4 crew!


Já o STCW, é um curso que a Marinha do Brasil exige para tripulantes que naveguem em águas brasileiras... mas, em contrapartida, esse mesmo curso nos é dado dentro dos navios, durante as simulações de emergência. Na minha visão, somente mais uma forma do governo comer nosso suado $$$.

Mas isso fica para um próximo post...

Fiquem a vontade para comentar...


abraços


Ps.: finalmente aprendi a colocar fotos no blog... como diz uma amiga minha: Eia porra!!!!

A correria...

Depois do resultado da seleção, começa talvez a parte mais correria do processo... a documentação!!!

Para início, como nunca sai do país (Paraguai para comprar muamba não conta!!!), tive que correr atrás do Passaporte.
De início, já houve uma complicação... perdi meu certificado de Reservista. E como no Brasil tudo é mais complicado, tudo é demorado, com a minha segunda via não seria diferente.
Tive que ir na unidade que servi o Exército (Hospital de Guarnição de Florianópolis) para tentar tirar a segunda via, mas não era mais lá que eu teria que ir... me mandaram na 16ª CSM, no centro de Floripa.

Não era lá...

Fui então na na junta militar... e qual a minha surpresa quando me disseram que só ficaria pronto entre 30 a 60 dias depois da entrada no processo? Sendo que minha entrevista para o passaporte era no dia seguinte?

Voltei para o hospital, rezando que alguém da minha época (quase 15 anos atrás) estivesse lá e que me desse uma luz...

Bom, um tenente (que na época era sargento) me reconheceu e me deu essa luz... fez uma declaração bem detalhada da minha época de exército, e falou para apresentar na Polícia federal... "talvez eles aceitem, explica a tua situação..."

Fui na PF, já pensando: "PHODEU!!!.. eles não vão aceitar, vai dar merda, acabou o projeto de embarcar..."

Mas mais uma vez, e para a minha feliz surpresa, aceitaram... e o melhor, já fizeram a entrevista na mesma hora (claro, dei uma chorada, falei que morava longe... afinal, a Barra só é perto mesmo é do mar...).

Agora, é esperar a resposta da infinity para ver se já posso agilizar o processo do exame... mas isso fica para um próximo post...

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços

Os primeiros passos...

Muitos amigos tem me perguntado como foi o processo de seleção que passei para a Costa Cruzeiros...

Bom, em junho houve uma "chamada" pela mídia em geral solicitando pessoas que tenham o inglês para a entrevista no Sine, aqui em Florianópolis. A Renata, minha gata, me mostrou este anúncio, e perguntou se eu não queria tentar a sorte nessa empreeitada...

Após quase 6 horas esperando no Sine, devido ao número absurdo de pessoas que atenderam este anúncio, fiz minha primeira entrevista, com a Sheila, representante da agência contratante de mão de obra para cruzeiros (Infinity Brazil).

Depois desta entrevista, é realizado um mini curso com a 4 Crew, parceira da infinity, sobre a vida a bordo dos tripulantes (Crew)... no primeiro dia, explicações de como é o dia a dia dentro do navio, o que se esperar da vida a bordo, procedimentos, etc...

Já no segundo dia, é voltado para sua área em geral, a área para o qual você vai aplicar. No meu caso, Staff Officer, uma pessoa que vai lidar diretamente com os oficiais (Officers) e o pessoal da área "intermediária" (Staff, que são os dançarinos, mágicos, músicos, etc...). Ou o Staff Officer trabalha na parte de restaurante destes ou na área de camareiro destes.

A última parte deste processo seletivo é a entrevista com a representante da Cia para a qual vocês está pleitando o cargo (a minha é a Costa Cruzeiros). Esta entrevista é realizada na sua totalidade em inglês, e a entrevistadora pergunta aspectos da sua vida, sobre as suas referências que constam no currículo, sobre a sua família, etc... coisas básicas de uma entrevista de emprego.

Após quase duas semanas, saiu o resultado desta entrevista... e apesar de eu ter aplicado como Staff Officer, fui aprovado como Petit Officer, que é quase a mesma coisa que Staff Officer... diferenças básicas na função e no salário.

Falando em salário, a Costa Cruzeiros é a única que paga em Euros...

Eis o link da infinity, caso algum de vocês estejam pensando em entrar nesta área... agência de credibilidade, que me está me dando todo suporte para essa "odisséia épica de um manezinho da Barra no navio".

www.infinitybrazil.com.br

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abraços

O início...

Bom rapaziada...

como todos (ou pelo menos os mais chegados) sabem, acabei de passar no processo classificatório da Costa Cruzeiros...

Espero que no máximo até outubro, eu esteja embarcado em um dos navios da cia. Acredito que devo ir para a europa, embarcar lá e depois fazer a travessia do Atlântico para a temporada brasileira.

Estou criando este blog para que seja uma ponte para mantermos contato durante esse período.

Fiquem a vontade para comentar...

Abraços