A vida a bordo...

Gibraltar-UK


Não é nada fácil… são de 12 a 13 horas de trabalho por dia… 7 dias por semana… 30 dias por mês!!!

Mas isso nem de longe é o pior... o phoda mesmo é ter que trabalhar com o resto dos crew members!!! Teoricamente, por estarem na mesma roubada que eu, a tripulação deveria ter mais respeito uns pelos outros... ledo engano... são os que mais sujam, os que mais fazem zoeira no crew mess, ou seja, são os que menos ajudam!!!

Trabalho no crew mess, ou seja, o restaurante da tripulação, repondo a linha do Buffet. Parece cansativo, e de fato é, mas ao mesmo tempo, estou conhecendo todos... ou seja, se minha bermuda rasgou, já conheço o alfaiate que vai me cobrar só 2 euros para o conserto da mesma (tendo em vista que o preço normal são 5 euros!!!)... se estou com problemas para passar meu uniforme, o chinês da lavanderia passa pq consegui uma pimenta que ele curte com o garçom do restaurante dos passageiros... tudo funciona na base da “máfia”, panelas organizadas por nacionalidade ou por função... nesse caso, trabalhar no crew mess, carinhosamente também conhecido como hell mess, está valendo a pena!

Começo todos os dias as 5:45 da matina... difícil para quem gosta de dormir como eu, mas depois de um certo tempo, tu acostuma. O massa é que o cara que divide a cabine comigo também trabalha no crew mess... ou seja, se por acaso desligo meu despertador, ele me acorda e vice versa... trabalho até mais ou menos as 8:30 e tenho meu little break, uma pausa de mais ou menos 2 horas, que quase sempre aproveito para dormir mais um pouco...

Volto a trampar as 10:30, preparando a linha do Buffet para o almoço... quase sempre o rango é diversificado, mas toda a vida é horrível, pelo menos para o meu gosto e para a maioria dos brasileiros... caso algum de vcs que estão lendo o blog estejam fazendo alguma reforma em casa e precisam de cimento, me dêem um toque... o arroz daqui é pior do que concreto... para vcs terem uma idéia, a “colher” para servir o mesmo é uma espécie de pá, com ponta afiada e tudo... os asiáticos adoram!!! Saio do almoço mais ou menos as 13:30...

Após esse segundo turno de trabalho, vou para o meu big break... mais ou menos 4 horas de descanso, que é onde aproveito para descer nas cidades que o navio para... é nesse momento que: vou para a praia, passo no supermercado, lavo roupa, faço cambio, ligo para casa, tiro foto, vou no banco, etc... quando o navio está at sea, ou seja, em navegação, aproveito para dormir mais um pouco... quase nunca dá, mas qdo se tem uma jornada de 13 horas de trampo diários, meia hora é um tempo que tu não pode desperdiçar... nunca!!!

As 17:30, começa o que chamo de “calvário ao paraíso”... é dose pq é uma correria dos diabos... além de eu ter que ir pegar as frutas, sobremesas e afins, as 19:00 o Felipe, meu companheiro de trabalho, tem que sair para fazer o set up da mesa dos supervisores, que além de terem um refeitório para eles, fazem questão de jantar no crew mess, embratando (verbo conhecido como deixar a galera atolada de serviço) o meu lado, me deixando sozinho na linha... tenho que repor as comidas quentes, as frutas, as sobremesas, os frios e as saladas... sozinho!!! É por isso que começo a ter um principio de tendinite!!! Ah, sem contar que ainda tem a maldita máquina de sorvete, que além de ser um saco para montar e preparar o sorvete, dura no máximo meia hora!!!

Mas é o paraíso ao mesmo tempo, pq é o último serviço do dia... ou seja, lá pelas 10:30, 11:00 horas, esse manezinho que vos escreve está “livre”... digo livre pq só dá tempo de tomar um banho, fazer a barba, engolir alguma coisa, fumar um cigarro e cama!!! Que amanha tem tudo de novo....

Fiquem a vontade para comentar...

Abracos

3 Responses
  1. É, meu caro!
    Este post foi bem legal, sabe?! Mostrou a REALIDADE, sem tantos comentários negativos teus. Tipo, mostrou a real e o leitor que julgue se é ruim ou não!
    É legal saber que você já está mais habituado à rotina.
    Foco, foco e mais foco!

    Passei na entrevista da Costa. Começo meu curso da companhia na segunda, cinco dias e a probabilidade graaande de ter a data de embarque antes mesmo do curso acabar (a situação é de emergência: eles querem tripulas!).

    Abração, cara!
    Keep the faith!


  2. Unknown Says:

    Ola menino! nos nao nos conhecemos, mas tbm sou de floripa e tambem estou "embarcando"nessa de trabalhar de navio, provavelmente em janeiro! Achei seu blog e passei a acompanhar seus posts... Muito bom o jeito como voce escreve (sem florear mas tambem sem choramingar). Mostra a realidade como ela é... com todas suas dificuldades mas com seus pontos positivos!
    Eh isso ai manezinhooooow!!! Forca Forca e que sejamos felizes em nossas escolhas!!!
    Tudo de bom!!! ;)))


  3. Dale zezito!!!

    meu comentário de hoje é para lhe desejar um FELIZ NATAL!!!

    Muita paz e amor irmão...

    Que 2010 seja melhor que 2009 e que tenhamos muita paz, amor, alegria e sucesso.

    um grande abraço,

    Riba.