Os custos...


Para início de conversa, chamar de custo eu acho que seria incoerente...

Prefiro pensar que se trata de um investimento, alto é verdade, mas que tem a possibilidade de retorno muito rápido, coisa de um ou dois meses de trabalho dentro do navio.

Mas vamos lá... uma pequena lista dos "investimentos"

Material didático da 4 Crew, preparatório da entrevista com a Costa: R$ 55,00
Passaporte: R$ 156,00
Passagem para Santos, para o curso da Costa: R$ 220,00 (ida e volta, de ônibus)
Hospedagem em Santos para o STCW: R$ 180,00 (Provável)
Alimentação em Santos durante STCW: R$ 120,00 (Provável)
STCW: R$ 690,00
Exames realizados pela Infinity (obrigatório ser por eles): R$ 350,00
Mochilão para a viagem: R$ 100,00

Total: R$ 1.871,00!!!

Isso pq grande parte dos outros exames, tentarei fazer via SUS!!!

Parece muito... e realmente é. Porém, como eu já tinha dito, é um INVESTIMENTO, com retorno aproximado de 1 ou 2 meses de trabalho.

Fiquem a vontade para comentar... e para depositar uma graninha na minha conta tb...

abraços.
Marcadores: , , edit post
2 Responses
  1. "Depositar uma graninha" foi ótima!!!
    Eu, desde que comecei a investir (é sim, um investimento) nessa vida de aspirante a tripulante, devo ter gastado pouco mais de R$ 2 mil, sem brincadeira!
    Isso porque moro na Baixada Santista, em Praia Grande, cidade super próxima a Santos, onde cursos, agência e outros serviços são centralizados (não gastei com hospedagem, grandes locomoções, etc).
    O maior custo foi sim, o STCW e ainda os exames, que paguei cerca de R$400 (realização propriamente dita e tradução dos resultados para ficha da MSC [minha cia] e ainda Panama Book).

    Enfim, enfim. Os custos vão ganhando cada vez menos espaço entre as lamentações, à medida em que o processo vai te mostrando que cada vez mais você está próximo de embarcar de fato. Ou seja, quando se vai tendo a certeza de o embarque é certo, os custos não são nada...

    Uma vez a atendente da clínica que fez os exames soltou um "Nossa, para trabalhar em navio é preciso ser rico". Mas eu diria que nem tanto. A questão é que se percebe que o tempo que durará sua preparação dependerá das suas possibilidades: eu tento esse processo há exatos um ano. Eu tenho trabalho e fui driblando datas, coincidindo férias com o STCW e sonbretudo o dinheiro. Então, é preciso paciência, pois, à medida em que sobra uma graninha você vai e avança no processo de seleção. Fácil não é, sobretudo no início, quando, à medida em que você vai tirando uma nota do bolso, vem a impressão de que não se tem certeza se conseguirá embarcar ou não.

    Persistência, sinceridade (com o que se dispõe a fazer) e paciência são algumas palavras chaves para o sucesso!

    Mais uma vez, Zé, parabéns pelo espaço, viu?!
    E vamo que vamo!


    Ps: depois eu queria que você dissesse um pouco mais do que você sabe/ouviu dizer sobre bell boy! Pois confesso que é difícil obter grandes informações das pessoas.

    Abração, mais uma vez!


  2. Unknown Says:

    as moedinhas que a titia te dá fim de semana ajudaram um monte, né nego?